fugativa_imersao_escapegameNo Brasil estamos nos aproximando de 50 salas de escape games diferentes, em todo o país, sendo a maioria localizada em São Paulo/SP. Alguns jogadores já se divertiram visitando várias delas, temos relatos de pessoas que já jogaram mais de 20 salas, com diversos níveis, tendo experiências diferentes com ambientação, cenografia, enigmas, atendimento e temática.

Conversamos constantemente com muitos jogadores, principalmente com o pessoal, que chamaremos de heavy-players, para saber sua opinião, o que gostaram, o que foi surpreendente bom, o que decepcionou, enfim, sua opinião em diversos aspectos das salas que ja jogaram.

E porque damos atenção especial a estes heavy-players, mais do que a jogadores eventuais ou esporádicos, ou ainda que jogaram somente 2 ou 3 salas? Por que a base comparativa é maior, o conhecimento de várias empresas que oferecem escape games é mais abrangente e a opinião fica mais profunda e com maiores detalhes sobre o que fazer e não fazer ao idealizar e montar seu escape game.

Entre todo o conhecimento que já acumulamos, como jogadores, idealizadores, atendendo clientes, construindo artefatos únicos e montando salas completas, um item sempre se destaca e é o verdadeiro segredo de um escape game. Certamente um excelente jogo se faz com um tema interessante, uma ambientação realista, uma cenografia de impacto, trilhas sonoras e efeitos sonoros relevantes e coerentes com a temática, enigmas e puzzles de níveis diversos (leia mais AQUI), mas principalmente com algo que é fundamental mas bastante desafiador de alcançar. Vamos resumir este “algo mais” com uma palavra que resume, mas não explica totalmente:

IMERSÃO.

O dicionário define imersão como o ato de mergulhar ou afundar em um líquido ou elemento até ficar completamente envolvido neste elemento.

Para nós, IMERSÃO é toda a capacidade que seu escape game tem de envolver os jogadores em um outro mundo. Alcançar uma real e profunda imersão é algo bastante complexo e envolve inúmeros fatores, desde o site, o atendimento, a experiência de reserva, o tipo de enigmas, toda decoração das instalações, como o briefing é passado antes do jogo, enfim, um conjunto de ações, atitudes e elementos que irão transportar seus clientes para um universo espetacular onde a imaginação e a realidade vão se misturar e a experiência alcançada será muito superior.

Veja este vídeo de divulgação sobre um jogo que fizemos para um cliente. Perceba a qualidade da gravação, da trilha sonora, da mensagem que foi dada e de tudo que pudemos mostrar-sem-mostrar. Este jogo tinha um elevado grau de imersão em todos os aspectos e, apenas vendo o vídeo, as pessoas ficavam ansiosas para jogarem e com uma expectativa elevada do que iriam enfrentar:

Os jogadores não irão te dizer que o seu escape game é “imersivo” ou tem um determinado grau de imersão. Eles vão elogiar muito, comentar ainda mais, sairem repetindo que “viajaram para outro mundo”.

Este é o desafio. Preparados?