fugativa_erros_naoQuando estamos pesquisando sobre Escape Games, é natural ficarmos muito focados nos enigmas, no roteiro, na decoração, nos artefatos, no ambiente e tudo mais relacionado aos jogos em si. E como fazer para saber quais os erros mais comuns? Como não cometer os erros mais simples, que poderiam ser facilmente evitados? Como aprender sobre o mercado, os jogadores, todo o negócio em si e não somente os jogos e suas características?

Existem várias formas, como fazer uma pesquisa qualitativa com potenciais clientes, conversar com donos de centros de escape games e coletar a opinião real de jogadores.

Este último é o mais valioso, pois permite te dar uma visão realista e por vezes até detalhada do que mais incomoda a eles quando estão jogando. E como fazer isso? Onde conseguir várias opiniões de jogadores de forma rápida, concentrada, com qualidade?

Eis a resposta: TripAdvisor.

Entre no perfil dos centros de escape games e leia as avaliações dos jogadores. Não somente as boas, pois estas geralmente apontam pouco os problemas e mais as qualidades positivas. Leia as avaliações negativas. Elas vão te mostrar o que acontece de errado nos jogos e você vai poder se prevenir e  até alterar características do seu negócio para evitar as reclamações que forem mais comuns.

E como escape games são um conceito global, você pode ler também as avaliações de centros de jogos em outros países, não somente no seu país de origem. Leia várias, analise as reclamações mais recorrentes, estude como evitá-las no seu negócio e, caso não seja possível, como responder a um cliente insatisfeito. Isso pode até ter impacto na sua comunicação.

Pode ser que você queira fazer um jogo para até oito pessoas, mas lendo reclamações percebe que o espaço físico pequeno pode ser algo que desagrade os jogadores, então prefira limitar a seis. Ou então queira usar um fundo musical como ambientação e pode ler que as pessoas se incomodam com o ruído constante e queira repensar o tipo de trilha sonora.

Quer mais dicas? Leia também DUAS Coisas que você NÃO deve fazer no seu Escape Game e TRÊS tipos de Enigmas que você DEVE ter no seu Escape Game.

Vale a pena. Garantimos! Sucesso!